quinta-feira, julho 21, 2011

Um épico conto de fadas

Saudações pessoas,

Eu considero a maioria dos contos de fadas que conhecemos fascinantes por serem estórias simples, mas que tem uma profundidade sentimental muito palpável. Ainda hoje existem grandes escritores de contos de fadas (como o brasileiro Raphael Draccon que já teve suas obras presentes aqui na conspiração neste post), mas talvez o maior deles seja o inglês Neil Gaiman que escreveu O Mistério da Estrela – Stardust que é o assunto deste post de hoje.

O Mistério da Estrela é um conto de fadas a principio como todos os outros: “O garoto Tristan promete a sua amada trazer para ela uma estrela que os dois viram cair”. Esse é o plot de Stardust, simples, mas que para um gênio como Neil Gaiman abre margem para criar a espetacular estória que é O Mistério da Estrela. Tristan e Victória (sua amada) vivem no vilarejo de Muralha que recebe este nome por ficar próximo a uma muralha que divide nosso mundo de um mundo encantado, onde vivem duendes, elfos, ninfas, anões, bruxas e todo tipo de criatura que Gaiman foi capaz de imaginar. Ninguém de qualquer lugar do mundo pode passar pela muralha, e o problema do nosso herói Tristan é que a estrela – como não poderia deixar de ser – caiu do outro lado da muralha, no mundo encantado.

capa da edição brasileira
Um dos maiores méritos de Stardust é que ela não fica presa no protagonista. Muitos outros personagens aparecem e se tornam necessários para o desenrolar da trama. O autor cria um mistério que prende o leitor de maneira fenomenal, e a sua maior qualidade é saber contar uma estória. O livro é pequeno, conta tudo o que tem para contar, não deixa pontas soltas, e não existem continuações. Como o hobbit me disse um dia desses, isso é raro hoje em dia. Os livros estão cada vez maiores, ficam páginas e mais páginas sem acontecer absolutamente nada, e ainda tem continuações. Parece que o pessoal não está mais sabendo como contar suas estórias.

Apesar daquele costumeiro clima de contos de fadas, com criaturas mágicas como unicórnios e árvores falantes, o livro, vez ou outra, toma um ar meio tenso com personagens sombrios comparados a corvos, aparições de fantasmas e um numero considerável de mortes. O que faz de Stardust um conto de fadas para jovens e adultos, mas ainda com o clima um pouco infantil.

Ainda existe outro ponto importante para Stardust, que é o selo de qualidade que o nome Neil Gaiman carrega. É claro que você pode simplesmente não gostar de algum livro um HQ dele, mas só por ele ter escrito Sandman, Deuses Americanos e Marvel 1602, você deve dar uma oportunidade para tudo que ele fez, ou vir a fazer.

Pôster do filme
Em 2007 O Mistério da Estrela teve uma excelente adaptação para o cinema, com roteiros do próprio autor e Jane Goldman, a direção ficou por conta de Matthew Vaughn, e o elenco contou com atores como Charlie Cox, Claire Danes, Robert De Niro, Sienna Miller. O filme recebeu ótimas criticas e foi considerado pelo próprio Neil Gaiman uma adaptação perfeita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO DEIXE DE COMENTAR MAMÍFERO!!!, SUA OPINIÃO É IMPORTANTE PARA CONTINUARMOS O DOMÍNIO..."cof cof"...DIGO... MELHORANDO NOSSO CONTEÚDO.