segunda-feira, junho 27, 2011

Telescópio Espacial Hubble

 No dia 24 de Abril de 1990 a NASA (Agência Espacial dos Estados Unidos) lança nas bordas externas da atmosfera o telescópio espacial Hubble. Como principal objetivo de seu lançamento, Hubble tem a missão de fotografar o universo que está além das estrelas de nossa galáxia.


  Com 593 km de distância da Terra, pesando 11.000 Kg, com um Ø (diâmetro) de 4,2 metros, girando ao redor da Terra á uma velocidade de 28.000 Km/h e completando a órbita em 97 minutos, Hubble é o maior fotógrafo do universo. Seu nome é uma homenagem ao astrônomo Edwin Hubble.


Mas a história de Hubble começa em 1923 com uma equipe que continha Hermann Oberth, Robert Goddard e Konstantin Tsiolkovsky (Considerados os pais dos foguetes modernos) quando eles mencionaram como um telescópio poderia ser colocado na órbita da terra por meio de um foguete, o que mais tarde acontecera em 1990, pois Hubble foi lançado por meio do ônibus espacial Discovery.  A idéia de lançar um telescópio no espaço foi incentivada em 1946, mas por inúmeros problemas financeiros o projeto só teve seu lançamento 44 anos depois.
 Hubble consegue tirar fotos no mesmo instante em pontos completamente opostos. Isso se deve ao seu sistema de família com quatro observatórios orbitais, onde cada um deles observa o espaço em um ângulo e comprimento de onda diferente como Luz Visível, Raios Gama, Raios X e Inframervelho.
   Com seu sistema óptico muito avançado as fotos tiradas por Hubble nos dão uma visão muito diferente dá que nós temos sobre o universo.
 Abaixo estão algumas fotos do acervo do Senhor β tiradas por Hubble.

Galáxia do Chapéu (M 104), 28 Milhões de anos luz da Terra
Nebulosa da Formiga (Mz3), 3000 a 6000 anos luz da Terra
Nebulosa de Esquimó (NGC 2392), 5000 anos luz da Terra
Nebulosa Olho de Gato
Nebulosa Hourglass, 8000 anos luz da Terra
Nebulosa de Cone, 2.5 anos luz da Terra
Fragmento da Nebulosa do Cisne, 5500 anos luz da Terra, é descrita como “O Borbulhante Oceano de Hidrogênio com Porções de Oxigênio, Enxofre e Outros Elementos
Noite das Estrelas
Duas galáxias em redemoinho: A NGC2207 e a IC 2163, 114 Milhões de anos luz da Terra
O berço de estrelas, a Nebulosa Trífida, 9000 anos luz da Terra
Nebulosa da Águia, M16
Nebulosa do Anel, M57
Nebulosa RCW 79
Nebulosa da Roseta, NGC 2237
Nebulosa de Orión, M42
Protoestrela
Agulheiro Negro
Planeta Terra
Terra com a Lua cheia
Sol
Vênus
Mercúrio
Marte
Júpiter
Saturno
Urano
Netuno
Plutão (Eu ainda acho que é um planeta)
Via Láctea

Um comentário:

elaine disse...

Num sei minha imaginaçao muito fertil mais o berço das estrelas parece um unicornoi!!! rsrsrsrs
Eu adoro o espaço portanto adorei o topico e a fotos sao incriveis!!

Postar um comentário

NÃO DEIXE DE COMENTAR MAMÍFERO!!!, SUA OPINIÃO É IMPORTANTE PARA CONTINUARMOS O DOMÍNIO..."cof cof"...DIGO... MELHORANDO NOSSO CONTEÚDO.