segunda-feira, junho 20, 2011

Cigarro: A mais eficiente arma de destruição em massa

Mata mais que a AIDS, a Malária e a Varíola, juntas. É o responsável por 30% das mortes por câncer e 90% das mortes por câncer de pulmão. Possui mais de 4.500 produtos tóxicos na sua composição, entre eles a nicotina que causa dependência. Causa cerca de 200 bilhões de dólares de prejuízo na área da saúde. Mata 7,9 milhões de pessoas por ano e mesmo assim existem cerca de 1,2 bilhões de fumantes espalhados pelo mundo. A partir de agora entenda porque o cigarro se tornou uma epidemia mundial e quais são as consequências dessa doença.

As formas mais antigas do uso de cigarros foram descobertas na América Central, onde existem provas de que em meados do século IX os nativos já fumavam ervas psicoativas em seus rituais religiosos. O fumo foi levado para a Europa pelos espanhóis no século XVII e a partir de 1.845 passou a ser fabricado em escala industrial na França. No século XX com ajuda da propaganda, do cinema e da guerra (o cigarro era distribuído aos soldados nos campos de batalha da 1ª e 2ª guerra para que relaxassem), difundiu-se o uso do cigarro que rapidamente se tonou um símbolo de status e sofisticação.

Mais viciante que drogas como o álcool, cocaína, crack e morfina; a nicotina atinge o cérebro em até vinte segundos, entre as substâncias tóxicas encontradas no cigarro ainda podem ser citadas o gás carbônico, monóxido de carbono, amônia, benzeno, tolueno, alcatrão, ácido fórmico, ácido acético, chumbo, cádmio, zinco e níquel que aumentam o risco do usuário de desenvolver uma série de problemas de saúde entre eles:
·         Câncer de pulmão;
·         Câncer de boca;
·         Câncer de laringe;
·         Câncer de estômago;
·         Leucemia;
·         Infarto do miocárdio;
·         Enfisema nos pulmões;
·         Impotência sexual;
·         Bronquite;
·         Trombose vascular;
·         Redução da capacidade de aprendizado e memorização (principalmente em crianças e adolescentes);
·         Catarata;
·         Aneurisma arterial;
·         Rinite Alérgica;
·         Úlcera do aparelho digestivo;
·         Infecções respiratórias;
·         Angina;
O cigarro pode ainda induzir gestantes ao aborto ou causar a má formação do feto.

Mas quem fuma não se mata sozinho, a fumaça assimilada por um fumante passivo possui até 50 vezes mais substâncias cancerígenas do que a expirada pelo fumante. O cigarro é considerado o maior poluente de ambientes domiciliares, é responsável pela derrubada de árvores e suas bitucas, além de sujar as ruas de nossas cidades, são responsáveis por diversas queimadas.

Segundo o OMS (Organização Mundial da Saúde) cerca de 50% dos fumantes terão uma morte prematura devido à complicações geradas pelo uso do cigarro, teremos assim nos próximos anos cerca de 600 milhões de pessoas mortas pelo vicio, não seja mais um a engordar as estatísticas.

11 comentários:

Anônimo disse...

Se é tão ruim assim porquê o cigarro é LIBERADO??. e se o cigarro é LIBERADO porque outras drogas são PROIBIDAS??

Anônimo disse...

LEGALIZE Já a Maconha

Lucas disse...

Anônimo acho que cigarro eh liberado por não causar "embriagues", as outras drogas mesmo matando menos eh vista com maus olhos pq a sociedade considera "embriagues" um pecado, mesmo se não existir casos de morte por maconha no mundo por exemplo...
Nada é inofensivo, NADA MESMO, tudo em excesso causa sofrimento.. Ateh coisas que não alteram nossa consciencia... E mesmo se legalizado, o alcool por exemplo, mata e sempre vai matar! Cabe cada um ter maturidade suficiente pra decidir o que quer da vida...

Anônimo disse...

como legalizar a maconha ela e uma droga que causa alucinaçao como a pessoa vai andar ou dirigir alucinada vcs estao loucos pensem nisso e coisa que nao tem fundamento ja o cigarro nao causa alucinaçao larga de ser ipocritas ou burros

Anônimo disse...

o rasil e um pais hipocrita o cigarro e combatido veementemente mais vc nao fica bebado dirige normal anda normal em sa conciencia ja a cerveja a pessoa anda bebada dirije bebado nao causa desgraça e todos acham normal e pior estao pensando em liberar a maconha andar alucinado e dirigir drogado tenham do misericordia destes doutore da lei sem noçao

PH disse...

Histeria sem noção essa coisa contra o cigarro. Virou senso comum falar mal. Mas ok, se é pra falar mal, que tal tb falar mal das coisas de que os não-fumantes não estão dispostos a abrir mão? Vamos propagandear com terrorismo sobre os males do consumo excessivo do sal. Ou do açúcar. Ou das gorduras. Ou do álcool. Que haja cartazes com gente amputada em sorveterias, fotos de acidentes com, tripas espalhadas pela rua, nos bares e restaurantes... Quer aplicar os argumentos de que faz mal? Aplique em tudo. Não só no que te desagrada.

Anônimo disse...

Acordem galera, a maior arma ainda é a idiotice humana.

Alcool mata muito mais que cigarro, vc precisa ver como essas estatisticas são feitas para entender.

Anônimo disse...

bem sr anônimo não é "ipocrita" é hipocrita,maconha ela tem o principio psicoativo o thc certo,bem mas ela não altera a visão e muito menos altera o seu consciente
quem é burro na verdade é você ue não estuda nada sobre a planta e vem falar abobrinha no blog

rodrigov8ao disse...

ai que burro da zero pra ele....

Anônimo disse...

Legalize já a maconha !2

Anônimo disse...

Seu blog é muito legal e muito bem feito também!
Vale a pena conhecer o REDBUS http://redbus.freevar.com - o mais novo agregador de conteúdo da internet onde o cadastro não é necessário e os links não passam pela aprovação do editor e vão direto para a página inicial.
Acesse o REDBUS pelo endereço http://redbus.freevar.com – Só precisa cadastrar o título e o link do conteúdo. Todos os blogueiros estão acessando inclusive eu. Rsrsrs.

Postar um comentário

NÃO DEIXE DE COMENTAR MAMÍFERO!!!, SUA OPINIÃO É IMPORTANTE PARA CONTINUARMOS O DOMÍNIO..."cof cof"...DIGO... MELHORANDO NOSSO CONTEÚDO.